Curiosidades, Dicas

Plano de Saúde Empresarial: Vale a pena oferecer?

Durante a pandemia os planos também tiveram alta na utilização, e não apenas pelos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, mas também para as demais necessidades. No período março 2020/ março 2021 o aumento da utilização ocorreu em todas as modalidades de plano, porém com o maior percentual verificado nos coletivos empresariais (2,48%).

Pois é, com a pandemia de Covid-19, toda a sociedade passou a considerar comais atenção as questões de saúde. Com isso a busca pelos planos aumentou e, nesse contexto, as empresas que oferecem planos de saúde a seus colaboradores também se tornam diferenciadas no mercado.

Vale a pena oferecer plano de saúde aos colaboradores mesmo durante a pandemia?

Talvez você já tenha se perguntado se, no novo cenário mundial da saúde, continua sendo válido para uma empresa oferecer a seus colaboradores o benefício de um plano de saúde. Pois bem, a resposta é sim, não há dúvidas. Um plano de saúde traz consigo a ideia de tranquilidade para os beneficiários, além de uma série de pontos positivos para a empresa. Veja:

Competitividade no mercado

Trabalhadores contratados têm várias garantias concedidas pela CLT. Contudo o plano de saúde não é uma delas (considerando-se que o acesso gratuito ao Sistema Único de Saúde é extensivo a todo cidadão brasileiro).

Por isso, as empresas que oferecem esse tipo de plano têm um importante diferencial competitivo para a atração e retenção de talentos. Afinal de contas, o oferecimento e a qualidade do plano de saúde são itens vistos como fundamentais pelos profissionais. Considere que a competitividade especialmente para os profissionais mais qualificados vai além dos limites do país. De acordo com o jornal o “Estado de São Paulo”, 2020 registrou a maior migração de profissionais para os EUA nos últimos dez anos.

Tranquilidade para o trabalhador

Num cenário tenso como o atual, as preocupações com a saúde própria e a dos familiares se tornaram ainda mais fortes. E esse é o tipo de situação que pode prejudicar o rendimento do empregado. Neste sentido, oferecer à equipe um plano de saúde vai contribuir para a motivação e produtividade, resultando num melhor desempenho para a empresa.

Saber a quais hospitais, profissionais e laboratórios ele e sua família poderão recorrer é uma segurança que, sem dúvida, vai refletir num bom relacionamento com a empresa. Além disso, vários planos oferecem atendimento de orientação online 24h, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro e trazendo tranquilidade imediata à família.

Menores índices de falta e afastamento

Uma empresa cujos funcionários contam com um plano de saúde tende a apresentar índices bem menores de absenteísmo. Os cuidados contínuos voltados à promoção da saúde evitam as situações de emergência que levem a faltas constantes ou até mesmo afastamentos.

Vale lembrar que, de uma forma ou de outra, as pessoas acabam buscando uma cobertura assistencial de saúde. Planos individuais são mais caros e podem muitas vezes comprometer as finanças do colaborador. Os planos empresariais têm um custo muito mais acessível e que beneficia não apenas o empregado, mas também à sua família.

Cuidados com a saúde mental

Quando se oferece o benefício de um plano de saúde, não é apenas da saúde física que se cuida, mas da mental também. E isso, numa situação em que muitos mudaram suas rotinas de trabalho, passaram a trabalhar a partir de casa, perderam entes, diminuíram a vida social e tantas outras consequências da pandemia. Assim, saber que o plano oferece também cuidado coma saúde mental fará toda a diferença na segurança e tranquilidade no dia a dia do colaborador.

E lembre-se de que todos esses pontos positivos valem para empresas de qualquer porte. Não é preciso ser contratante de centenas de funcionários para que valha a pena oferecer um plano. Aliás, no caso das empresas menores (e isso inclui as MEI), qualquer intercorrência com um colaborador possivelmente vai ter um peso muito grande no desempenho geral da organização. Por outro lado, os benefícios tendem a contar favoravelmente para que o colaborador tenha mais satisfação, impactando de forma positiva o clima de trabalho. E, se numa empresa de grande porte um funcionário insatisfeito pode afetar a produtividade da equipe, quanto mais nas empresas menores.

Considere também, juntamente com um plano de saúde, oferecer um seguro de vida aos seus colaboradores. Dessa forma, você estará trabalhando para ter uma equipe ainda mais satisfeita.
Fale com um corretor de sua confiança e busque a melhor combinação. Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe-o e ajude mais empresários a entender como os planos de saúde podem trazer tranquilidade e segurança mesmo em tempos de pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *